quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MUITA LUZ COM O FIM DO TÚNEL

“MUITA LUZ COM O FIM DO TÚNEL”: São Paulo 18 de setembro de 2010.
Em um sábado típico de inverno em São Paulo, um grupo de moradores exerciam sua cidadania e seu direito de gerir sua comunidade. Tratou-se do aniversário de 31 anos do Parque Previdência, região do Butantã, um parque com uma das poucas áreas remanescentes de Mata Atlântica dentro da cidade de São Paulo.
Os conceitos de “qualidade de vida” e de “sustentabilidade” estão na ordem do dia da contemporaneidade e em todos que buscam reverter o processo de degradação ambiental que o modelo de desenvolvimento urbano industrial do séc. XIX causou. No entanto, ainda as pressões e interesses de grandes corporações prevalecem sobre o desejo da maioria, daí a importância do evento realizado nesse último sábado. Moradores, amigos e pessoas engajadas na proposta de vivermos uma nova forma de sociabilidade, calcada nos conceitos acima, reuniram-se não apenas para comemorar o aniversário do parque, mas principalmente para se posicionarem contra um projeto absurdo de construção de um mega túnel que pretende ligar a Av. Corifeu de Azevedo Marques a Av. Eliseu de Almeida, destruindo parte da Praça Elis Regina ao lado da USP e passando por debaixo do Parque Previdência destruindo também uma boa parte da Mata Atlântica. Estudos indicam que nesta área de várzea do córrego Pirajussara, uma maior impermeabilização causará um aumento das enchentes, além de causar a destruição de nascentes no Parque e a morte de várias espécies de árvores e de animais que ali vivem como corujas, pica-paus e um Jequitibá de mais de 200 anos de idade.
Afinal de contas, a quem interessa tal projeto? A pressão do mercado imobiliário e das grandes empreiteiras, as mesmas por detrás dos principais casos de corrupção neste país. Uma lógica perversa que causou o engajamento dessas pessoas presentes no Parque da Previdência neste último sábado contra esse sistema meramente mercadológico e que atende aos interesses de poucos privilegiados.
Nos shows musicais, contamos com o privilégio de vermos pessoas como Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Vange Milliet, Paulinho Le Petit, Suzana Salles, Alice Ruiz, Alzira Espindola e José Miguel Wisnik, moradores, amigos e pessoas que acreditam na premissa de que o diálogo com o poder público e o direito da comunidade de participar no planejamento da cidade é inalienável. Ou ocupamos nosso espaço, ou grupos poderosos continuarão fazendo da cidade o que bem entendem, com o único objetivo de manter as coisas como estão.
Foi um privilégio testemunhar o encontro de pessoas que ainda olham nos olhos, que se abraçam e que se juntam sem ganhar absolutamente nada para defender o direito das gerações futuras de vivenciarem um dos poucos resquícios de Mata Atlântica e de demonstrarem que é possível uma nova forma de convivência mais humana e feliz.
“Quando bater no coração no coração
quatro pancadas e depois um bis,
pode escrever, não falha não,
é a tentação de ser muito feliz”
Luiz Tatit

Para saber mais: www.butanta.com.br.
Existe também um abaixo assinado com o nome preciso de "Muita Luz com o Fim do Túnel". Av. Prof. Lucas de Assumpção, 5 - sala 3
em cima da padaria Rainha da Vila Gomes, na Pça Elis Regina das 9 às 18 hs.
Há também outros movimentos importantes e da mesma natureza sobre a construção do “Monotrilho”, para a preservação do “Pequeninos do Jockey” e do “Parque da Água Branca”.
Toda ajuda é bem vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário