quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Darcy Ribeiro, Desigualdade Social e Educação

Darcy Ribeiro, Desigualdade Social e Educação

Darcy Ribeiro, em sua obra O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. (Companhia das Letras, 2005), demonstra que o abismo da desigualdade social no Brasil só pode ser sanado a partir de duas ações primordiais: Reforma Agrária e Educação. Em relação à primeira, ele explica que até os Estados Unidos já haviam feito a sua no séc. XIX e que a pequena propriedade nas mãos de famílias aumenta a produtividade, fixa o homem no campo e, acrescento, viabiliza a agricultura orgânica. Já sobre a Educação, o cientista por detrás da Criação da Universidade de Brasília (UNB) e que foi Secretário da Educação do Estado do Rio de Janeiro na época da implantação dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) nos idos da década de 80 sob o governo de Leonel Brizola, afirmava categoricamente como única saída para a promoção da igualdade social.
Em pleno século XXI, a Educação no Brasil continua aquém de suas necessidades e em todos os níveis. Dados recentes do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do MEC apontam que, apesar do aumento da oferta de cursos de Mestrado e Doutorado, apenas 4,1% dos 4.099 programas avaliados obtiveram a nota máxima, 7 e que 35% foram avaliados como ruim ou regular. De todos os programas, 75 devem ser descredenciados pelo MEC.
Tais dados nos fazem pensar, afinal, estamos em pleno ano eleitoral. Qual a verdadeira proposta para Educação dos candidatos a Presidência da República? Sabemos que a Educação é dever do Estado, aliás, segundo essa mesma avaliação, o CAPES informa que dos 112 programas que tiraram a nota máxima no país, 29% são da USP e UNICAMP, Universidade Públicas. Antes de votar, procure saber as propostas para a Educação, chave para fazer dessa “vergonha uma nação” (Caetano Veloso).
Fonte:
http://www.capes.gov.br/avaliacao/relatorios-de-avaliacao/2287

Nenhum comentário:

Postar um comentário