quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Humor censurado

No último domingo, 22/08, ocorreu a passeata intitulada “Humor Sem Censura”, organizada pelo grupo “Comédia em Pé”. Partindo do Hotel Copacabana Palace às 16h, cerca de 400 pessoas, entre elas comediantes de programas humorísticos como “O Pânico”, “Casseta e Planeta” e “CQC”, percorreram parte da orla do Rio, arrecadando assinaturas para serem enviadas ao ministro da Cultura Juca Ferreira, solicitando o fim do artigo 28 da lei 9504/1997 que veta o uso de “trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação" em período eleitoral (http://ultimosegundo.ig.com.br).
Tal acontecimento nos faz pensar no conceito de liberdade, no caso, de expressão. Como sabemos, a base da democracia assenta-se no cidadão, aquele que possui o poder de eleger e de ser eleito. Em meio a tantos escândalos recorrentes da prática endêmica de “politicagem”, esquece-se da definição de “política”. Para os gregos antigos, a política é a prática por excelência do cidadão, o habitante da polis (cidade) grega, a mais elevada arte da comunicação entre os homens. A troca de idéias, o debate, as propostas para melhoria da vida em comum, passam necessariamente pela livre expressão de pensamentos e de críticas. A forma mais sagaz da crítica é o humor. Próprio das pessoas inteligentes, o humor é uma virtude essencial à composição da maior de todas as virtudes, o amor.
Em meio a não observância da lei “Ficha Limpa” em pleno período eleitoral, a censura ao humor político revela muito mais do que a manutenção de uma lei anacrônica e sem sentido: demonstra a manutenção de uma forma sórdida de poder, o da perpetuação dos interesses de poderosos grupos econômicos, que lucram em muito com a manutenção de representantes políticos que insistem em fazer “politicagem” e não “política”. Creio que o humor tem muito a fazer para ajudar a desmascarar esse tipo de candidato. Estão levando a política muito a sério?
Confira a entrevista de Daniel Gentil durante a passeata no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=3bpJyzx179E
Boa semana a todos!
Charles.

3 comentários:

  1. A sério eles realmente não estão levando, porém usam da popularidade que possuem através da mídia para ganhar votos da massa, e estes programas que mostram de forma humoristica sobre suas falhas se tornam ameaçadores, pois também são ícones populares fazendo a massa pensar antes de suas opções, de certo modo, mostrando a eles como é a política e desmascaram a politicagem de interesses apenas no capital disponível nestes cargos.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que a lei é tão antiga (97) e somente agora foi deferida?

    Creio que tenha certa relação com a vinda do CQC à grade humorística, uma vez que, eles não fazem apenas humor, mas 'pegam' os políticos com questionamentos simples e que deveriam ser de conhecimento dos mesmos.

    A polis grega é algo um tanto quanto utópico para o brasileiro, não minha opinião. Não temos visão, nem habilidades e tampouco atitude para utilizarmos de maneira consciente nossos direitos como verdadeiros agentes da democracia.

    []´s

    ResponderExcluir
  3. Parece ensaiado, mas a passeata surtiu efeito: a lei foi revogada, agora poderemos assistir aos programas humorísticos sem censura.
    Boa semana a todos!

    ResponderExcluir