segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DEPRESSÃO: A PRINCIPAL DOENÇA DO SÉCULO XXI

Uma das principais conseqüências da criação da Sociedade Industrial foi o aparecimento das patologias da modernidade, das quais destacam-se o stress e a depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doença será em 2020 a principal patologia mental nos países em desenvolvimento e a segunda em incidência.

Dados alarmantes mostram que no ano 2000 cerca de um milhão de pessoas cometeram suicídio em todo o mundo.

No Brasil, as vítimas dessa doença não param de aumentar. Desmotivação, pouco interesse sexual, alterações no apetite, variações de humor, são algumas das características dessa doença. Na maior parte das vezes, ela está associada à baixa concentração de serotonina e noradrenalina.

Uma das formas de combater essa panepidemia é a busca por uma melhor qualidade de vida, o que implica em atividades físicas regulares, alimentação saudável, vida sexual ativa e um sono repousante. Com uma vida cada vez mais “rápida”, a falta de tempo para todas essas atividades é comum a todos nós. Precisamos rever as prioridades de nossas vidas, já que nenhum sucesso profissional justifica essa terrível doença em nós ou em algum ente querido.

Mas nem tudo é tristeza: as indústrias farmacêuticas estão eufóricas com as previsões da OMS.

http://www.wyeth.com.br/br/depressao.htm

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/estresse-e-depressao/

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É uma assunto alarmante.. em breve... se não tomarmos cuidado seremos loucos e dopados com remédios!! não irá adiantar de nada quando chegar a hora! Melhorar os nossa qualidade de vida: emocional, espiritual, familiar, pessoal, profissional... enfim.. Estamos próximos do fim... algumas pessoas tenta alertar para este sentido.. que pena que muitos não conseguem ver!

    Enf. 2° UAM

    ResponderExcluir
  3. Um dos temas previsto por Rudolf Steiner, há quase um século. A falta de visão de mundo, de espiritualidade, nos levaria ao desespero.
    Divido com vc um estudo que participei, em 2009 abordando a questao ciencia e espiritualidade
    http://santodharma.wordpress.com/2009/06/10/biopsicologia/

    ResponderExcluir
  4. Assim como toda e qualquer patologia,tudo depende de como reagimos ao entender que estamos a mercê de determinado problema. Stress, depressão, câncer, qualquer que seja o problema, o que precisamos compreender que, ninguém jamais pode querer lidar com essas situações sozinho. A Família, os amigos, os entes queridos são a melhor maneira de encontrarmos a cura que se anseia.
    Achar o equilíbrio entre as principais áreas de nossa vida é a melhor forma de combater qualquer infortunou. Uma boa dica de leitura e conhecimento para encontrar esse equilíbrio é o livro
    "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes". Uma excelente leitura para quem busca equilibrar a vida e conseguir com isso melhores resultados num âmbito geral.

    ResponderExcluir