sexta-feira, 11 de março de 2011

Kadafi: mais um triste episódio criado nas trevas da Guerra Fria

Como todos no mundo, observo perplexo o desenrolar dos acontecimentos recentes no mundo árabe, com direito a sequestro de jornalistas, pronunciamentos loucos (para dizer o mínimo) de um ditador há mais de 40 anos no poder, massacres de civis e a lentidão das potências ocidentais frente a um problema de grandes proporções cuja maior preocupação, mais uma vez, é o petróleo.
Uma coisa insiste em perturbar meu sono: boa parte desses ditadores, hoje pintados de inimigos do ocidente, há poucos meses eram considerados aliados do mundo ocidental, notadamente dos Estados Unidos. Foram empossados com o aval da superpotência durante o contexto histórico da Guerra Fria. Eram aliados confiáveis. A máscara caiu e o mundo teme o que pode acontecer, aliás, já está acontecendo: uma guerra civil na Líbia e em outros países árabes.
Leio também no blog de Fernando Gabeira http://blogs.estadao.com.br/fernando-abeira/2011/03/09/os-negocios-de-kadafi-no-brasil/ que o ditador Kadafi possui aproximadamente R$1,2 bilhão investidos no Brasil, principalmente no Vale do Salitre na Bahia, em associação à Odebrecht no Codeverde, Consórcio do Vale do Rio Verde. O Governo Brasileiro vai fazer o que? E a Odebrecht, não vai se pronunciar? Em nome de investimentos, tudo é permitido?

13 comentários:

  1. Pois é, e o que me irrita mais, é que e esse tipo de informação nunca é amplamente divulgada pela mídia, devido a uma cascata de "rabos presos".
    Por isso que hoje em dia, jornalista não informa, jornalista vende, acabou aquele profissional desbravador que passa por cima de tudo para desmascarar esquemas de corrupção. Jornalistas são Abutres, Hienas, que vivem da carniça da desgraça alheia, difundindo alienação e desinformação.

    ResponderExcluir
  2. A história se repete novamente, é realmente de se espantar que nada seja feito de forma mais efetiva sobre isso?

    Não sei se é mais facil dizer que o mundo está perplexo e nada efetivo pode ser feito devido a politica ou se é mais fácil pensar assim pra não perdermos mais de nossa humanidade do que já perdemos durante nossos dias, mas certamente parece que estamos mais perplexos pra conseguir ver as noticias na TV do que fazer algo a respeito.

    Talvez no fundo esse seja o problema, a maioria ainda tenta simpatizar, mas no fundo são poucos os que ainda se importam realmente sobre o fato, se tem uma coisa que se aprende em Psicologia é que alguns poucos sentem pena, menos ainda querem ou tentam ajudar, mas a maioria só vê, diz algo e muda de canal quando acaba. Essa é nossa humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Devemos parar nossa busca por crescimento econômico por o povo Líbio ter se submetido todo esses tempo a uma ditadura? Durante nossa ditadura os gringos fizeram dinheiro, diga-se a respeito de Henning A. Boilesen (um exemplo), que veio ao Brasil sem nada e se formou milionário e depois pagou com a vida por financiar e ajudar na implantação da OBAN, que torturava militantes e jornalistas.
    O povo deve buscar a própria liberdade através da revolução pacífica ou armada. O povo deve decidir quem vai governar, qual o caminho a ser tomado. Nosso país é do jeito que é porque nossas massas não querem ou não se unem para mudar a situação atual. Porque a burguesia está confortável na posição que está, e é assim em todo o mundo. No mundo árabe nunca houve democracia ao estilo ocidental, nunca. Hoje o povo árabe se levanta para tirar quem está no poder, mas ninguém sabe se a democracia ocidental irá florecer por lá. Uma outra invasão americana só irá aumentar as vendas de armas dos gringos e nada mais. Com uma invasão externa a probalidade de uma guerra civil só aumentará. Deixemos o povo conduzir a revolução e tudo se acertará. Agora, se o medo é perder o PETRÓLEO, então a invasão é certa e as mortes que virão também.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Vcs ainda esperam alguma coisa das potências, dos governos e dos políticos???
    Vcs ainda esperam que a "democracia ocidental" seja cumprida, ou mesmo "aceita" pelo mundo oriental?
    Vcs ainda esperam um lampejo de lucidez e senso de justiça dos grupos detentores dos poderes estatais e econômicos?
    ... ainda esperam que a mídia e seus jornalistas venham "lutar por nós", proporcionar o "princípio de realidade ideal", sob os signos da Igualdade, Fraternidade, Tolerância, Liberdade de Expressão, etc, etc??

    pelo amor de Deus, meu povo!
    Não adianta mais!...
    Vcs se apegam a valores, princípios ideais, a Ideologias que sempre foram, na verdade, religiôes... tudo isso já deixou de dar certo, de "funcionar", há muito tempo...

    Temos que parar de TROCAR abstrata e economicamente uns com os outros, com as "autoridades", sobretudo com o Capitalismo (que também é uma religião)...

    O ser humano tem que finalmente se dar conta, que ACEITAR, algo que transcende seu racionalismo, que lhe transcende em tempo e espaço. Algo que já vem sendo alertado há milênios, mesmo antes de o homo sapiens existir...
    Vou dizer o que é: ele deve FAZER AS COISAS SEM ESPERAR NADA EM TROCA, sem esperar nada de ninguém...

    O ser humano tem que aceitar a si mesmo e aceitar sua própria morte, em vez de se separar dela no espaço e no tempo, e confiá-la aos cuidados de meras ideologias e militâncias; em vez depositar sua confiança em simulacros que ele mesmo criou com suas mãos e [segundas] intenções...

    Quando finalmente o ser humano aceitar isso, a justiça será feita... e ninguém mais vai ficar se lamentando, muito menos vai precisar vestir máscaras...

    ResponderExcluir
  6. hahaha, Nathan você caiu na sua própria ironia, por mais realista e cético que pareça, você também defende uma ideologia tão utópica quanto as citadas...bela b$%&*!!!
    Mas uma coisa está certo, olhando para nossa história infelizmente é fato dizer que nada irá mudar, a revolução acabará, Napoleão e Bola-de-Neve criarão novas leis, e a ganância dos poderosos irá prevalecer sobre os idealistas.

    ResponderExcluir
  7. sim Bruno! Vc está certo!

    Eu acabei caindo em minha própria ironia, pois ao tentar anular identidades e imagens de justiça, eu também ando em círculos, acabando por reduzir a Justiça em mera mensagem literária, comentário, "post"... mero resquício acumulado com a concentração de valores morais/revolucionários/proletários/burgueses/feministas; com toda a parafernália forjada e produzida ideológica e industrialmente para estagnar o ser humano em seu próprio ego...
    Em outras palavras, em mero código...

    Mas vc tem que saber o seguinte:
    "A identidade é insustentável"
    Tudo que o ser humano criou está fadado ao nada. Porém o homem insiste em dar valor maior ao que criou com suas mãos...
    O ser humano comete um erro ao calcular seus "princípios" sem chegar a resto zero. Em outras palavras NADA DEVE RESTAR!

    Toda a materialidade está fadada à imaterialidade; todo valor concentrado (ideologias, identidades, imagens e religiões) está fadado ao total desvalor; tudo que é visível está fadado ao invisível; tudo que vive já está morrendo, e ao pó retornará; todo mundo que se acha seguramente "normal", "consciente", está, na verdade, entre os mais loucos e insanos do planeta...

    Em outras palavras, a REVERSIBILIDADE está em tudo, tem sido assim desde o início, e não há nada a se fazer contra isso.

    vcs se apegam ao paradigma "Pagamento e Dívida", ou seja, à própria religião do burguês capitalista... e isso está se voltando contra ele próprio. Esse paradigma decadente que perfila todas as atividades e relacionamentos interpessoais. Que perfila e corrompe...

    Para além disso, tudo que o homem ocidental racionalizou, criou e acumulou, agora está se voltando contra ele próprio... O mundo que ele criou, agora toma vida própria, consciência, inteligência artificial, e culminará em sua independência, para destruir seu próprio criador.

    "Todo sistema dotado de uma operacionalidade perfeita está fadado ao seu próprio fim"

    vcs se apegam ao artificial; acreditam apenas no que vêem e querem "preservar a vida qualquer custo", mesmo que o preço disso seja transformar a criatura em morta-viva, zumbi, ciborgue... E isso é INSUSTENTÁVEL.

    Leia um livro chamado "A Troca Simbólica e a Morte", e vc saberá o que eu estou "querendo dizer"....

    ResponderExcluir
  8. Estranho ler alguém falar sobre o nada usando tantas "palavras dificeis" para definir tantos sinais e justificar seus argumentos, para alguém que acredita tanto somente no tempo e no fim, continuar repetindo a mesma coisa de formas diferentes parece ser a sua maior ironia.

    Mas quem sabe estou errado, é meu modo de pensar, você está certo, tudo se torna uma ilusão que toma vida e nos destrói no fim... Lógico você disse isso com palavras melhores, mas é basicamente esse o resultado final suponho, tudo que criamos é uma ilusão de significado que nos destruirá no fim.

    Mesmo assim, supondo que está certo, uma pessoa que não tem nada em que acreditar e em que lutar tem a escolha de morrer ou de viver por não ter escolha melhor, ambos não são considerádos vida, por isso cada um cria sua própria ilusão, e esta é a nossa realidade. Interessante que quando alguém acredita no nada, a justificativa deste para proseguir é conseguir achar todas as razões por detraz de todas as ilusões humanas e transformá-las em nada... Mas como disse, é só uma opinião.

    Em todo caso Nathan, foi interessante ver isso, vou me lembrar desse livro.

    ResponderExcluir
  9. Lembrei de uma coisa lendo esse post e os comentários, alguém conhece a música Babilonia - Born again? O refrão é parecido com algumas coisas ditas aqui.

    "I was born in a system that doesn`t give a fuck about you nor me nor the life... Don`t be a victim of things I do too survive Cause I won`t wish you any good, you Babylonians"

    Desculpe o palavrado, só queria escrever o refrão exatamente como na música.

    ResponderExcluir
  10. Looking Around, vc não precisa acreditar em nada, porque, se algo existe, não é preciso acreditar... vira "objeto de credo"...
    Por exemplo, se eu dissesse o seguinte sobre vc: "sim, eu acredito em Looking Around [ou qualquer que seja seu nome verdadeiro] e acredito que ele existe!". Isso não seria um tanto desagradável de ouvir?

    Eu não sou niilista, e não acredito no nada...

    Bem, entenda como quiser... mas não se esqueça que até mesmo a Ciência não está "aberta à interpretação", ou seja, ela se entende de modo binário, certo/errado, 0/1, assim também é a natureza. O homem entra em conflito com seu próximo quando tenta entender as coisas como quer...
    Vc não entendeu lhufas do que eu quis dizer..

    ResponderExcluir
  11. infeslismente não saberemos nunca a verdade que há por traz disso, são muitos interesses em jogo... sobre tudo algo ainda mais valioso " o PODER"...Seria a faisca para uma terceira guerra mundial??? ...não quero parecer exagerada, mas a verdade é que os USA só tem tomado partido pelo fato de envolver o "ouro preto"... o mesmo motivo que os levaram mandar sua tropa para países arabes...

    É simplismente ridiculo tudo isso, os que deveriam zelar pela vida de seus cidadões se preocupam apenas com ... Dinheiro, poder, ganancia...

    Enquanto isso, o povo padace na mizéria e no esquecimento.

    ResponderExcluir
  12. Turmaaaaaaaaaaaaaa

    O que aconteceu com o português?
    Não existem mais pontos, vírgulas.
    Todos têm direito de postar suas opiniões, afinal somos CIDADÃOS pensantes, mas
    cadê o respeito com a opinião alheia???

    A EDUCAÇÃO (MO SENTIDO UNO/BINÁRIO), OU COMO QUEIRAM CHAMAR, MANDA ABRAÇOS....

    ResponderExcluir
  13. Acordem, ninguém dá a mínima pro "povo líbio", os EUA e a OTAN só querem petróleo e cada vez mais domínio militar no oriente médio, pra abafar o Irã. Tantos massacres e ditadores acontecendo toda hora, vê se alguém move uma palha. Mas ali é diferente, tem negócios, tudo são negócios. Poder e dinheiro.
    Uma coisa que vocês não sabem (ninguém fala) é que os Estados Unidos e a OTAN estão utilizando munições radioativas, classificadas como armas de destruição em massa, o que configura um gravíssimo crime de guerra.
    Já foram despejadas toneladas e mais toneladas de munições contendo urânio no Iraque, e agora eles estão despejando mais na Líbia.
    Essas munições são chamadas DU (depleted uranium), são um recente avanço da tecnologia militar. Estão presentes nas cápsulas antitanque (tank penetrators), em diversos mísseis de cruzeiro e em cápsulas de 30mm utilizadas em aeronaves de suporte aéreo (close air support).
    Esse material é radiativo e possui meia vida de milhões de anos, contamina o ar e o solo permanentemente causando inúmeras mortes e mutações genéticas terríveis, bebês mal formados, etc.
    Essa contaminação continuará envenenando os povos do Iraque, da Líbia, e mesmo soldados americanos que acabam inalando essas partículas vaporizadas (sob a forma de óxido de urânio), por gerações e gerações e mais gerações de civis no futuro.

    Portanto não me venham falar de "democracia" ou "ditadores" que serei capaz de vomitar.


    Aqui vai um bom link detalhando as munições DU.
    http://cseserv.engr.scu.edu/StudentWebPages/IPesic/ResearchPaper.htm

    ResponderExcluir