segunda-feira, 21 de março de 2011

Obama e a relação entre Brasil e Estados Unidos

Em sua visita ao Brasil, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama durante um de seus pronunciamentos, precisamente no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, disse que a Cinelândia foi palco de várias manifestações ao longo da História recente do Brasil na busca da democracia, citando inclusive a participação de Dilma Rousseff que acabou pagando um alto preço com a prisão e tortura a que foi submetida. Apesar de louvável tal lembrança, esqueceu-se de citar que os Estados Unidos foi o país que articulou e apoiou o Golpe Militar de 1964, golpe esse que foi o algoz de nossa atual presidenta. Sem o apoio norte-americano, dificilmente a junta militar que maculou com muito sangue nossa terra teria ficado 21 anos no poder. O mesmo vale para outras nações latino-americanas como Argentina, Chile, Paraguay e Uruguay.
Apesar de carismático e até bem intencionado, o atual presidente norte-americano é incapaz de reverter uma clara e desproporcional relação entre Brasil e Estados Unidos. Para aqueles que acreditam que um dia o visto de entrada para brasileiros em território americano seja suspenso, digo apenas que isso ocorrerá no dia em que os mexicanos puderem entrar livremente nos Estados Unidos. O muro em construção que separa a fronteira entre México e Estados Unidos nos afiança que este dia está bem longe.

3 comentários:

  1. Muito bem observado, Professor.

    Eu também mantenho um blog sobre política a algum tempo e estou gostando muitos das suas últimas postagens. Gostaria que, caso você goste, divulgue o meu blog, pois irei indicar a leitura do seu na parte "Leia também" do meu.

    Afinal, parece-me que apenas estamos tentando mostrar lados que nem todos veem em eventos impactantes da política.

    http://badnationwide.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, parabéns pela colna mais ma vez.

    E daqui pra frente a tendência é cada vez mais as fronteiras americanas serem bloqueadas.
    De certa forma eles têm suas razões, pois o grande contingente de mexicanos que imigra ilegalmente para os Estados Unidos é impressionante, na busca de uma vida melhor acbam por provocar a super-população.
    Também tem muito brasileiro que vai pra lá que é tudo bandido e ladrão, então eles estão certos em bloquear.

    ResponderExcluir
  3. Olá professor,

    O Ultimo paragravo do seu texto é excelente, mas devo dizer que relembrar nem sempre é viver e o passado passa, o que tem o Obama a ver com o golpe militar, ele não pode ser responsabilizado pelas medidas dos governos anteriores, mas devemos admitir que ele observendo o passado tem construido um futuro diferente para seu povo, e mostrado ao mundo uma nova politica norte americana. Nunca antes na historia desse país um presidente americano veio tão consciente de nossa historia como ele.

    ResponderExcluir