quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ELEITA A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL

No último domingo, Dilma Rousseff tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República no Brasil. Em sua opinião, você acha que esse fato pode significar uma maior ascensão social da mulher no país em sua busca de igualdade de direitos em relação aos homens?

10 comentários:

  1. Realmente, a cada dia que passa a mulher busca um poder de igualdade em relação aos homens e não podemos negar que elas têm a mesma capacidade. Tanto os homens quanto as mulheres precisam se preparar para seus objetivos, o que não foi muito visto nesta ultima eleição.
    Claro que existe muito preconceito com mulheres que conquistam cargos importantes, por exemplo a Dilma, ela precisará ter bastante "jogo de cintura" para não ser vitima das xacotas e governar bem o país, até porque é isso que a maioria dos brasileiros esperam. Agora, queles que fazem parte dos 40%, como eu, o que nos resta é esperar para ver se ela nos surpreenderá.

    ResponderExcluir
  2. Sim ter uma mulher na presidencia é com certeza um grande ponto para as mulheres, pena que esse fato historico vem maculado, como a maioria dos fatos historicos brasileiros, com essa "ajudinha" do presidente em exercicio da função e um tipo de marketing que deveria ser proibido quando se fala em politica... Mas é esperar para ver se ela representara bem as mulheres...

    ResponderExcluir
  3. O fato é muito importante, mostra que podemos ser o sexo frágil e ao mesmo tempo exercer o poder com inteligência, estratégia e alma feminina.

    O que devemos aguardar é se a Presidente Dilma irá jogar um balde de água fria em toda a nossa expectativa de redenção feminina. Será um Governo para todos? Ou mais cedo ou mais ela irá ceder aos Jogos de Poder e acabará sob o julgo predominantemente masculino do " manda quem pode, obedece quem tem juízo"...

    ResponderExcluir
  4. Acho muito importante o fato de termos uma mulher na presidência do nosso país, pois isso afirma a igualdade entre os sexos que vem sendo trabalhada há muitos anos. Contudo, não fiquei feliz com a mulher em questão. Pois por se tratar de um avanço da mentalidade da nação brasileira e principalmente de um acontecimento histórico na política do nosso país, acredito que a nossa presidente eleita não era a pessoa mais indicada para tamanha importancia e tantos títulos históricos.
    Afirmo minha opnião com base em sua camapanha política, marcada por frases do tipo "eu continuarei..., eu melhorarei aquilo que o Lula já fez". Então não vejo ela como um exemplo de mulher, pois se escondeu atras de um homem para chegar aonde chegou, não chegou lá por ser mulher, por ser forte.
    Acredito que a candidata eliminida no primeiro turno, Marina da Silva, sim merecia esse título e a chance de fazer algo diferente pelo nosso país, pois ela é uma mulhe forte, e um exemplo de mulher inteligente, de mulher brasileira.
    A vitória da Dilma foi um retrocesso para a luta do feminismo.
    #shame

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Para um país como o nosso, claro que é um "feito" a eleição da Dilma e demonstra a força que a mulher brasileira tem.

    Não podemos deixar de citar que ela aproveitou o embalo da atual presidencia que tem força junto ao povo e deu aval para a eleição dela.

    O grande problema será se ela não tiver sucesso na sua presidência, ela será alvo e com certeza as mulheres do nosso país sofrerão por consequencia. Uma pena !

    ResponderExcluir
  7. sim, o fato de ter uma mulher presidenta, realmente, o brasil tem chances de evoluir nos pontos críticos.
    Porém, a Dilma faz parte de um partido político do qual, "como toda política" existe interesses pessoais.. é o "poder", ganância e materialismo em jogo. Qdo. o assunto é política ainda mais brasileira... bem, este ja vem com um histórico não dos melhores.

    Enfim, como dizem que a "esperança" é a última que morre, e primeira que ressucita, desejo e espero sim que a Dilma faça valer o que esta escrito na bandeira do brasil:
    -ORDEM E PROGRESSO.

    Por que atualmente o Brasil esta em "desordem e regresso", digo socialmente falando.

    No fundo, nós temos mta. culpa nisso, por que deveríamos cobrar mais destes políticos, porém a população que tem mais cultura é minoria, perto do todo e na real, precisaríamos ter aqui PATRIOTISMO, cobrar dos políticos, SEM VIOLÊNCIA, por que a ú´nica forma de combater a violência é com a paz.

    ResponderExcluir
  8. Temo que foi mais uma falta de opção do que uma decisão consciente e natural da nossa sociedade. Não podemos negar que ela alcançou um enorme sucesso tendo como cartaz a figura constante de um presidente com grande sucesso frente a população. Eu, particularmente, não consigo ver a vitória dela como algum progresso para o fim da visão machista do nosso país.

    ResponderExcluir
  9. Acho que não deveria existir pressão por ser a primeira mulher eleita.
    Ela não tem o dever de ser uma boa presidenta,não mais que os presidentes ja eleitos.
    Todos estamos falando de igualdade,mas muitos julgam que ela deva ser 'boa' 'forte' 'a mais indicada' (mais indicada,foi,porque teve maior numero de votos!)

    Qualquer um que seja eleito deve cumprir seu papel.

    O que se discute é a presença do genero feminino em cargos de poder,e isso avançou sim,no senado,no congresso,nos outros cargos de poder e visivelmente no numero de candidatas que se candidataram -ainda que não eleitas.Numericamente vem crescendo e sem duvida,democracia se faz com igualdade de direitos,equanimidade.
    Ja existem ações afirmativas para isso,e são bem cabíveis mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Acho fantástico o fato de uma mulher alçar um vôo tão grande como este, embora não votei e também creio que não votarei nela, pois tenho alguns motivos para isso. O fato é que com uma presidenta no Brasil ela abre espaço para que mulheres e meninas crescerão vendo este episódio abrindo espaço na imaginação feminina para ocupar de vez de forma ampla cargos em toda a sociedade e espero que elas peguem gosto e tornem sua presença uma realidade em todos os poderes, Legislativo, Executivo e judiciário, fazendo valer o ítem I do artigo 5 da Constituição Federal:
    I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    ResponderExcluir