sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PAIDÉIA

Os gregos antigos entendiam o que podemos chamar hoje de educação como PAIDEIA. Esse termo engloba um conjunto de ações e entendimentos que hoje poderíamos identificar como civilização, cultura, tradição, literatura e espiritualidade. Para o grego, o objetivo fundamental da educação é o Arete, que podemos definir grosso modo como virtude. A educação para a conservação do seu tipo e de sua identidade, “o esforço consciente do conhecimento e da vontade, aplicada para um fim” (Werner JAEGER – “PAIDEIA”). Como o educador FÊNIX para AQUILES: “para ambas as coisas: proferir palavras e realizar ações” (Werner JAEGER – “PAIDEIA”). Em tempos de tamanho individualismo onde os interesses privados subjugam o interesse de todos, é bom lembramos nossa origem civilizacional e os valores que guiavam as ações na comunidade, pois o princípio espiritual grego não era individualista, mas humanista.

Um comentário:

  1. Olá, professor, como vai? Precisamos da sua ajuda para fortalecer o Movimento em defesa do Tombamento da Chácara Colúmbia, está lembrado?


    precisamos da ajuda de todos os cidadãos conscientes da importância de preservarmos nossa história, vc já assinou a nossa petição pública? Por favor, assine e compartilhe. Muito obrigada:

    http://www.avaaz.org/po/petition/BASTA_DE_CANIBALISMO_IMOBILIARIO_SALVEMOS_A_CHACARA_COLUMBIA/?launch

    .








    BASTA DE CANIBALISMO IMOBILIÁRIO - SALVEMOS A CHÁCARA COLÚMBIA!
    www.avaaz.org
    Os aproximadamente 15.000m² de vegetação e 800 m² de construção em estilo modernista, última área verde no bairro de Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, estão ameaçados pela

    ResponderExcluir