quarta-feira, 21 de setembro de 2011

7 de Setembro de 2011 e a Marcha contra a corrupção

O 7 de setembro desse ano foi marcado por protestos contra a corrupção em capitais como São Paulo, Brasília e Recife, mas também em cidades como Londrina, Cascavel e São José dos Pinhais. Os protestos foram organizados principalmente através das redes sociais, mas em Brasília, que teve a maior concentração de participantes, tiveram apoio de entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O interessante desse movimento, principalmente o de Brasília, foi a ausência de bandeiras partidárias, uma exigência dos participantes. Quando algumas do PSTU apareceram, foi solicitado que fossem guardadas. Aos gritos exigiam a punição dos "mensaleiros" petistas, tucanos e do DEM. Em cartazes, lia-se: “Corrupto safado pede para sair" e outros que pediam ao Supremo a condenação dos “mensaleiros”. A absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) também foi lembrada. Em várias cidades, muitos manifestantes usavam a máscara estilizada de Guy Fawkes, soldado inglês que teve participação na “Conspiração da Pólvora” que pretendia explodir o Parlamento Britânico em uma sessão de 1605. A máscara ficou conhecida mundialmente através da “História em quadrinhos” e do filme “V de vingança”.

ILHAS DE PAZ EM SÃO PAULO E A VISITA DO DALAI-LAMA

Inspirado pela presença do “Oceano de Sabedoria” (Dalai Lama) em São Paulo. Uma das formas de reverter o processo galopante de ascensão da depressão como a pan-epidemia que pode, segundo a OMS, atingir quase 50% da população planetária em 2050, é a mudança da rotina que vivemos nos grandes centros urbanos, a fim de alterarmos nossa percepção do tempo, sempre exíguo e fonte ilusória de perturbações. Como fazer isso no centro de São Paulo? Caso dê sorte, procure assistir uma missa (sério!) na Igreja de São Bento celebrada em canto gregoriano. Aproveite para ver uma construção de mais de 400 anos. Permita-se viver apenas um dia de cada vez. Para mais informações, http://www.mosteiro.org.br/

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DEPRESSÃO: A PRINCIPAL DOENÇA DO SÉCULO XXI

Uma das principais conseqüências da criação da Sociedade Industrial foi o aparecimento das patologias da modernidade, das quais destacam-se o stress e a depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doença será em 2020 a principal patologia mental nos países em desenvolvimento e a segunda em incidência.

Dados alarmantes mostram que no ano 2000 cerca de um milhão de pessoas cometeram suicídio em todo o mundo.

No Brasil, as vítimas dessa doença não param de aumentar. Desmotivação, pouco interesse sexual, alterações no apetite, variações de humor, são algumas das características dessa doença. Na maior parte das vezes, ela está associada à baixa concentração de serotonina e noradrenalina.

Uma das formas de combater essa panepidemia é a busca por uma melhor qualidade de vida, o que implica em atividades físicas regulares, alimentação saudável, vida sexual ativa e um sono repousante. Com uma vida cada vez mais “rápida”, a falta de tempo para todas essas atividades é comum a todos nós. Precisamos rever as prioridades de nossas vidas, já que nenhum sucesso profissional justifica essa terrível doença em nós ou em algum ente querido.

Mas nem tudo é tristeza: as indústrias farmacêuticas estão eufóricas com as previsões da OMS.

http://www.wyeth.com.br/br/depressao.htm

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/estresse-e-depressao/